Domingo, 01 Dezembro 2019 23:28

Biografia

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Dolane Patrícia é advogada e juíza arbitral, apresentadora de TV, escritora e colunista. Nasceu em Itapetinga na Bahia, filha de Silvia Soares Santos e Durvalino Olimpio da Silva, mudou-se para Boa Vista-RR em 1993. Do seu casamento de 20 anos, teve 4 filhos, Hemille Michele, Ailton Filho, Arthur Ryan e Hannah Isabelle. Divorciou-se em 2012, tendo após isso se dedicado a igreja, ao trabalho e aos estudos. Estudou na Bahia, nos colégios: Escola Sossego da Mamãe, Ginásio Agro Industrial, tendo se formado no Magistério no Centro Educacional Alfredo Dutra.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Roraima(UFRR), tendo ainda cursado na mesma Universidade, 3 anos e meio de Economia. É Juíza Arbitral pelo Tribunal de Justiça Arbitral do Mercosul, nomeada através do Diário Oficial da União de 28-07-2008 Seç 3 Pg 129.

Teve sua Biografia registrada em 5 livros: Personalidade da Amazônia I, Personalidade da Amazônia II, Mulher Personalidade Brasileira, Amazonas & Roraima e eu Amo Roraima. Recebeu a medalha de Ordem do Mérito em Manaus-AM, por ter sido escolhida umas das Personalidades Brasileiras em 2013.

Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, pela Universidade Federal de Roraima, é Pós-graduada em Direito Processual Civil, pela LFG e Pós-Graduada em Direito de Família.
Participou de Seminário de Direito Civil e Processual Civil, Direito Previdenciario, Direito Agrário e Amazônico, Prática Forense Civil. Fez curso de Metodologia em lingua portuguesa, Pedagogia do Movimento e Educação Escolar, Auxiliar de Biblioteca, Estudos Sociais, Curso de Direito Eleitoral em Belém-PA, Operação de Micro-computadores, Contabilidade Bancária e Contabilidade Básica, Centro de Treinamento bancário, Caixa Executivo, Qualidade no Atendimento, Força do Trabalho em equipe e Direitos Humanos.
Foi chefe da Divisão Financeira do Banco do Estado de Roraima. Professora universitária da Faculdade Catedral de Roraima, ministrando aulas nos cursos de Direito Previdenciário e Direito Processual Civil III. Ministrou aula nos cursinhos para concurso jurídico no Acadêmico News, Bizu, Fares e Vencer, nas matérias: Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Civil.
Trabalhou na Divisão de Parcelamento e Dívida Ativa SEFAZ-RR. Trabalhou na Secretaria de Educação, tendo entrado através de concurso público em 2003.

Prestou concurso para o Tribunal de Justiça de Roraima, tendo lá exercido os cargos de Conciliadora, Assessora e Diretora de Secretaria da Primeira Vara Criminal e Tribunal do Júri, atuando com o Juiz de Direito Dr Leonardo Pache de Faria Cupello, Juiz Titular da Vara do Júri Popular, e ainda como Juiz Convocado no Tribunal de Justiça de Roraima, além de ter sido nomeada Juíza de Paz Substituta.

Por gostar da advocacia, pediu exoneração do TJRR, onde recebeu nota máxima em todo o período do estágio probatório.
Foi à fundadora do Escritório de advocacia Dra. Dolane Patricia. Como havia sido aprovada no Exame da Ordem, logo após concluir o curso de Direito, não teve dificuldade de tirar a Carteira e assumir as comissões de Membro da Comissão de Direitos Humanos, Comissão de Acesso à Justiça, Direitos e Prorrogativas do Advogado e Comissão Especial da Mulher.
Prestou importantes assessorias, como Conselho de Medicina Veterinária, onde participou de diversos encontros jurídicos para aperfeiçoamento na área, em Brasília DF; Assessoria da Câmara Municipal de Vereadores de Alto Alegre – Roraima, Assessoria Jurídica da Rádio Difusora de Roraima - Rádio Roraima e assessoria Jurídica da TV Cidade e Assessora Legislativa na Assembleia Legislativa de Roraima.

Participou de audiências públicas onde representou a OAB-RR, em especial no caso de violência doméstica e Importância da família. Fez atividades comunitárias na Penitenciária Agrícola Monte Cristo, bem como realizou atividades comunitárias com os detentos que não possuíam família no Estado. Ministrou diversas palestras na área de Direito Previdenciário, Estatuto da Criança e Adolescente, Direito das pessoas com câncer, Pensão Alimentícia, Divórcio e Guarda Compartilhada, tendo inclusive participado de várias ações sociais em todo Estado, inclusive no dia das mães para mães venezuelanas em parceria com a ADRA e Clínica DermaRoraima.

Apresentou o programa Direitos do Cidadão Roraimense na Rádio Roraima e "Direito em Questão" no programa de TV Bom Dia Cidade, na TV Ativa, Canal 20.
Atualmente escreve para a coluna Opinião da Folha de Boa Vista, onde já escreveu mais de 300 artigos. Apresenta atualmente o programa "Conhecendo Seu Direito" na TV Cidade, Canal 28, todas as quartas-feiras, com reprise aos sábados às 20h. Apresenta o quadro Seu Direito nos programas Acorda Cidade e Cidade 40 Graus.
Além disso, foi modelo da Loja Doce Menta e Loja Bonita.

Realizou vários eventos na comunidade: Poesias, teatro infantil e desfiles, onde elegeu a representante de Roraima Mônica Laís como terceira princesa, no Anhembi, em São Paulo e foi jurada no concurso de miss estudantil estadual de Boa Vista-RR.
É Adventista do Sétimo Dia-IASD, tendo atuado no Clube de Desbravadores como Conselheira, aos 16 anos de idade. Foi Diretora da Escola Sabatina Distrital na Bahia, onde recebeu o título de Diretora das Diretoras da Região Sul na Bahia.

Foi Diretora Jovem, participou de vários Projetos, dentre eles o Vidas Por Vidas, relativo à doação de sangue e outras atividades relacionadas à assistência a pessoas carentes e jovens. Atuou por dez anos como diretora do grupo musical Mensageiros da Paz.
Coordenou o Ministério da Criança no Distrito Central de Boa Vista. Atuou como diretora do Ministério da Mulher, fundando o Clube Mulher Mais de nome Pérola na Igreja Central em 2018, onde realizou convênio com Ministério Público na luta contra a depressão e suicídio, tendo também realizado várias palestras e sobre violência contra a mulher.

Realizou por dois meses a série Saúde Mental na Igreja Central de Boa Vista, onde entrevistava aos domingos psicólogos e psiquiatras renomados, como Dr. Miguel, Dr. Lessa e a psicóloga Dra Adria Almeida e Dra Fernanda Furtado.
Atualmente Coordena o Pequeno Grupo Jovem Amigos da Esperança, onde criou o grupo musical de mesmo nome, Além do Pequeno Grupo Elo de Paz, tendo como anfitriã Dra. Ana Paula Vitti. É professora da classe do Rol do Berço, hoje com aproximadamente 25 crianças de 0 à 4 anos. Criou o Ministério Pequenos Adoradores, composto de dois grupos de libras infantil, um coral e um quarteto infantil e Teatro Bíblico.

É investida como Líder de Música e Ministério da Criança, participa ainda do Ministério de Música Salmos da Igreja Adventista Central de Boa Vista. É Diretora Regional do Ministério de Música, Ministério da Criança e Ministério de Adolescentes do Distrito Central de Boa Vista.

Hoje possui o site dolanepatricia.com.br, Possui 20 mil seguidores nos facebooks: Dra Dolane Patrícia, Dolane Patrícia I, Página Dolane Patrícia e Escritório de Advocacia Dra Dolane Patricia. Possui o Instagram dradolane_patriciaI, com mais de 5 mil seguidores e o Twiter DolanePatricia_ com mais de 300 mil seguidores. Lançou em 2020 o aplicativo DOLANE PATRICIA, para respostas instantaneas das dúvidas sobre os direitos do cidadão brasileiro
Seu próximo Projeto é o ingresso no Doutorado.

Lido 354 vezes Última modificação em Sexta, 27 Março 2020 03:01
Dolane Patricia

Advogada, Juíza Arbitral, apresentadora de TV, escritora, Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Pós Graduada em Direito Processual Civil e Pós Graduanda em Direito de Família. WhatsApp: 9111-3740.