Voare esperança aérea

d88dd466-4292-41ad-a526-8111d51a9115
Dolane Patrícia ** Helena Lima

A saúde é o que existe de mais importante, entre todas as coisas mais essenciais desta vida, principalmente porque ser saudável é uma escolha que precisa ser confirmada várias vezes ao dia. Mas, nem sempre a saúde é uma questão de escolha.
A saúde tem uma relevância colossal e o direito de possuí-la é assegurada pela Constituição onde foi elevada à categoria dos direitos fundamentais, diretamente interligado ao direito à vida e ao princípio da dignidade da pessoa humana. A saúde não pode ser algo que só se dá valor quando se perde, afinal, viver, de todas as experiências, ainda é a mais fascinante!
E é com esse sentimento que uma empresa aérea idônea e responsável para o serviço de UTI aérea – também chamado de transporte aeromédico – faz a diferença na garantia da sua saúde e dos seus familiares: A Voare, Única empresa que realiza esse serviço em Roraima. Os ganhos que esta empresa esta trazendo para a região, são de suma importância para a sociedade roraimense.
Uma aeronave com uma estrutura igual à de uma UTI hospitalar, com maca, equipamentos médicos avançados e medicamentos. São 16 aeronaves que podem transportar com segurança um cidadão para outro Estado na luta pela vida!
Médicos e enfermeiros com conhecimentos aeroespaciais e de fisiologia do meio aéreo, cursos de capacitação em UTI Aérea e suporte avançado à vida para realizar o transporte de adultos, crianças e neonatal.
Assim sendo, uma vida precisa ter o seu valor reconhecido, é importante saber que alguém se importa ao ponto de montar uma empresa para salvá-la.
Remoções aeromédicas salvam muitas vidas e, muitas vezes, são a única opção para se resgatar um paciente. Assim sendo, uma vida precisa ter o seu valor reconhecido, é importante saber que alguém se importa ao ponto de montar uma empresa para salvá-la.
A Voare é uma empresa que tem aeronaves novas e confortáveis com todos os equipamentos necessários para intervenção urgentes, os mesmos usados numa UTI fixa hospitalar e no momento em que vivemos esse não é um privilégio pequeno, mas muito relevante.
Roraima não fica atrás dos grandes centros do Brasil. Todos os equipamentos tem padrão internacional e um serviço tão importante não pode passar despercebido.
O motivo da empresa investir numa UTI AEREA, deu-se por conta de uma complicação renal que a proprietária da empresa, Maria Helena Lima teve em 2017, e precisou dos serviços de UTI aérea para ser transportada para um hospital de referência afim de salvar sua vida e não encontrou nenhuma empresa em Roraima nem em Manaus.
Dessa forma, teve que contratar uma empresa de São Paulo, o que colocou sua vida em risco pela distância. No final deu tudo certo, e ainda, os empresários identificaram uma oportunidade de negocio onde podem salvar muitas vidas.
No ultimo sábado, o governador de Roraima deu uma entrevista a radio folha, informando à população que os pacientes com covid-19 seriam transportados através de UTI aérea para o Estado do Amazonas, uma vez que, o sistema em Roraima, estaria lotado. A população de Roraima merecia um serviço como esse.
O gabinete do Ministério da Saúde em Brasília contatou a empresa para fazer uma Cotação de preço do serviço de UTI, de Boa Vista a Manaus. A proposta apresentada foi de 14,80 o km, ou seja um voo com paciente de Boa Vista a Manaus vai custar menos de 20mil reais. Outras empresas foram consultadas com valores de ate 60mil para fazer o mesmo serviço, o que demonstra que o compromisso da Voare é com a vida!
Ocorre que existem muitas opiniões desfavorável a essa medida, mas como o hospital de base do exercito ainda não foi inaugurado, corre o risco de muitas pessoas morrerem sem atendimento e respirador. De acordo com uma reportagem local, já são mais de 55 doentes, dados de ontem, que estão na fila aguardando uma vaga na UTI de Roraima.
Não é o ideal, mas nesse momento difícil, talvez seja a única forma de amenizar o sofrimento e a morte de pessoas com o vírus. E as UTI aéreas demonstram ser um meio seguro de transporte com menos riscos e é importante valorizar a iniciativa da empresa roraimense.

A saúde dos roraimenses é a coisa mais importante no momento e o maior erro que se poderia cometer seria sacrificar os seus cuidados a qualquer outra vantagem.
Afinal, entusiasmo e paixão para salvar vidas são aspectos que jamais deverão ser esquecidos!


**Maria Helena Lima, empresária do ramo de transporte terrestre e aéreo. Acadêmica do curso de Direito. 

PROJETO CARTAS VIVAS - Homenagem aos profissionai...
A culpa é das estrelas
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sábado, 11 Julho 2020