SEJA UM DOADOR DE SANGUE PROJETO VIDA POR VIDAS

sangue

"Faça a vida fluir nas veias de quem precisa, doe sangue!",
É o que estava escrito em um cartaz onde se pretendia salvar a vida de uma criança. Dessa forma, para quem doa são apenas alguns minutos, mas, para quem recebe, é uma vida inteira. É mais que um gesto de amor, é compartilhar a vida! Pode ser de um filho único que precisa de sangue, um idoso ou uma mãe cujos filhos não têm mais ninguém para lhe prover o sustento.
A partir de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas do 7º Dia, em 2006, nasceu o Projeto Vida por Vidas, com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue na época da Páscoa.
A campanha não visa apenas doação de sangue, mas também doação de Medula Óssea e toda população poderá participar. Antes da doação, o doador faz um exame clínico para confirmar o seu bom estado de saúde.
Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador. As informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Quando alguém precisa de transplante, os técnicos do Redome procuram entre os possíveis doadores cadastrados.
A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta. Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CADA CEM MIL!
O sangue não tem substituto. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.
A ideia era comparar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, comemorado na Páscoa pelos cristãos, doando vida à humanidade, ao ato de doar sangue. Infelizmente ainda há um número reduzido de doadores e, por outro lado, são muitas as pessoas portadoras de determinadas doenças, que necessitam dessa ajuda.
Em Roraima o projeto conta com total participação da igreja e conta com o apoio do Hemocentro do Estado. A meta para este ano é coletar 200 bolsas de sangue durante a realização do projeto. Para a programação foi elaborado um calendário de doação dividido por Equipes (Distritos) que garante o agendamento dos doadores e evita aglomeração.
Para doar, a pessoa deve ter entre 16 (com autorização do responsável) e sozinhos 18 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. O doador também precisa estar descansado (ter dormido, pelo menos, seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.
Os dias da campanha serão de 06 a 16 de Abril, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 18h no Hemocentro de Roraima
Muitos não sabem que a doação de sangue ajuda não só a salvar vidas, mas também nos fornece uma lista de exames de sangue totalmente gratuitos.
Ademais, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, Art. 473 aduz que:
" O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço se prejuízo do salário; IV - por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;"
Somando a isso, existem muitos concursos, onde aquele que doar sangue 03 (três) vezes no ano em 12 (doze) meses, tem isenção de taxas para fazer algumas inscrições de concurso.
O doador também tem 50% de desconto na entrada de estabelecimentos de diversão ou cultural, como também de atividades recreativas. Para ter direito aos benefícios, o indivíduo precisa possuir a carteira de identificação do doador, fornecida pelos hemocentros e bancos de sangue. A carteira tem validade de um ano.





Doar sangue e medula óssea, pode ajudar na cura de várias doenças. No entanto, "a palavra cura tem duplo sentido: significa devolver a saúde a um doente, mas significa também, e principalmente, cuidar. Cuidar das pessoas é providenciar o transplante e ampará-las em todos os momentos, inclusive no momento da espera.
Muitas pessoas necessitam de sangue em todo o mundo, a vida e a felicidade de alguém pode depender de uma atitude sua, por isso, seja um doador!
Com essa atitude você poderá fazer com que esta espera seja, não desespero, mas esperança!!!
ERA PIRAMIDE?
OS ATUAIS DIREITOS DO TRABALHADOR
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Domingo, 16 Mai 2021