QUEBRANDO O SILÊNCIO 2020 - AMOR QUE MATA

qubrando
*Dra Dolane Patrícia e **Mary Oliveira

De todas as campanhas que participei, Quebrando o Silêncio, é a que mais me fascina!
A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o "Dia de ênfase contra o abuso e a violência", quando ocorrem carreata, fóruns, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.
A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. O tema de 2020 é a violência doméstica – AMOR QUE MATA.
A campanha possui revistas nas versões adulto e infantil e serão distribuídas inteiramente grátis, além da ajuda gratuita de psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais, através do projeto Ouvido Amigo, idealizado e coordenado por Euciany Saraiva líder do Ministério da Mulher, na AAmaR – Associação Amazonas Roraima.
Esse ano, o Ministério da Mulher está em parceria com a OAB-RR, o Tribunal de Justiça–TJRR (Juizado da Violência Doméstica), Ministério Público e a ADRA Roraima.
Esse ano a ADRA-RR, coordenada por Arlindo Kerfler, também estará dando total apoio a campanha, o que a tornará ainda mais ampla.
A campanha Quebrando o Silêncio conta ainda, com o apoio da renomada Médica Dermatologista Dra Ana Paula Vitti.
Se você também quiser ser um parceiro e ajudar nessa Campanha, entre em contato através do telefone 99111-3740.
Caso você necessite de palestra em sua Instituição, ou ainda, se precisar do apoio do projeto Ouvido Amigo, entre em contato pelo telefone acima mencionado.
De acordo com Euciany Saraiva, Coordenadora do projeto em Manaus e Boa Vista, Quebrando o Silêncio, é uma campanha que já existe há 12 anos e tem por objetivo promover ações contra a violência na família, escola e comunidade.
Ainda segundo Euciany, "a campanha visa conscientizar a população em geral, em particular que devemos proporcionar um ambiente seguro para todas as pessoas, ajudando a combater este grande índice de violência."
O foco do projeto Quebrando o Silêncio é promover a paz para um mundo melhor por meio da distribuição desses panfletos, revistas e palestras, formando um padrão cultural de que a violência é inaceitável em quaisquer formas.
Esse ano a campanha inova com união do projeto Ouvido Amigo, pois, um ambiente acolhedor, receptivo e, acima de tudo humano, pode ajudá-lo a superar as consequências da violência, da dor, ou de um passado de maus-tratos, mesmos os puramente psicológicos.
Você pode fazer a diferença, abrindo caminho para a superação, ajudar uma pessoa vítima da violência a dar a volta por cima. O primeiro passo é quebrar o silêncio, procurar ajuda, instituições como o Chame, o Juizado da Violência Doméstica, a Defensoria Pública, a delegacia da mulher, dentre outras.
Precisa haver uma conscientização geral, uma mobilização da sociedade. E mais do que tudo, está na hora de quebrar o silêncio, falar sobre o tema e incentivar as pessoas a buscar ajuda. É preciso conscientizar que só é amor quando há companheirismo e respeito.
Vamos todos juntos, evitar que o descontrole e a violência destruam o sonho do "Felizes para sempre".
Junte-se a nós na Campanha Quebrando o Silêncio 2020, ajude uma vítima da violência a dar a volta por cima, pois: "A vida é como um livro, cada dia uma página, a cada hora um novo texto. Um novo dia, é como uma página em branco na sua vida, escreva apenas o que vale a pena!" (sic)


**Mary Oliveira é Pedagoga, Psicopedagoga EEA e Terapeuta Familiar. 

QUEBRANDO O SILÊNCIO
PROJETO MANÁ
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sexta, 27 Novembro 2020