PROJETO MANÁ

artigo01
*Edivan Oliveira **Nina Rodrigues

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.
É o que diz a famosa frase de Henry David Thoreau.
Nesse sentido, a leitura é para a alma, o que o exercício é para o corpo. E esse é um dos motivos pelo qual a leitura diária é tão importante, podendo se comparar a uma alimentação que trará benefícios eternos a sua mente.
Não obstante, a Bíblia deixa claro que a palavra de Deus é também um alimento quando diz: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". (Mateus 4:4)
Dessa forma, o Projeto Maná está baseado na experiência do povo de Israel no deserto, quando foi alimentado por Deus. Em Êxodo 16:16-21 o pão representa a palavra de Deus que está disponível para todos.
Só que há um pedido Divino em Mateus 6:33, que diz: "Buscai" o que significa que precisamos nos interessar, sair e procurar. Os israelitas tinham que sair cedo e procurar o Maná no deserto.
Hoje, assim como no passado, a palavra de Deus esta disponível para todos e os mesmos princípios que regeram o consumo do Maná são validos para este tempo:
— Cada um. (16:16) A ideia bíblica da salvação não é corporativa, é individual, por isso, em Êxodo 16:16 Deus ordenou: "Colhei disso cada um". Deve haver um encontro pessoal, deve haver uma procura pessoal, por parte de cada um dos membros da família.
— Colhei cada um segundo o que pode comer. (16:16) Isso significa que não tem que haver uniformidade a forma de estudar a Bíblia, sobre quanto tempo deve durar, etc. Por isso a igreja tem um plano diferenciado de guia de estudo segundo a idade e a experiência espiritual.
— Cada dia, (Êxodo 16:19) a ordem foi, comei-o hoje, não se podia deixar para o outro dia. A experiência espiritual tem que renova-se todos os dias.
O que eu como hoje basicamente me serve para hoje. Por isso que a palavra de Deus deve ser consumida todos os dias. A igreja tem o plano da leitura diária da palavra de Deus a fim de preservar o cristão das doenças espirituais as que resultam de falta de alimento.
— De manhã cedo. No verso 21 diz a palavra de Deus: "Vindo o calor do sol se derretia" Com a saída do sol vem as atividades do dia, por isso Jesus ia a presença do Pai muito cedo, para no meio da tranquilidade da manhã encontrara o pão espiritual. O melhor momento para encontrar a palavra de Deus é na primeira hora do dia, quando todo esta tranquilo.
O Projeto Maná é um esforço unido da igreja para alcançar o maior número de pessoas de todas as idades com a Lição da Escola Sabatina e motivá-las a estudar a cada dia.
A prática do estudo diário cria hábitos espirituais que dificilmente se apagam da mente. Além disso, fortalecem o crescimento espiritual, nossas convicções na palavra de Deus e nos impulsa a partilhar a cada dia o aprendido, unindo e fortalecendo a família.
A igreja Adventista do 7º Dia na América do Sul tem feito um esforço especial para ajudar as pessoas a aproveitar cada vez mais o alimento espiritual diário por meio do estudo da Lição da Escola Sabatina.
O processo de leitura possibilita uma experiencia maravilhosa que é o encontro do que está dentro do livro com o seu Autor e é isso que torna o Projeto Maná tão fascinante!

*Graduado em Teologia, Pós-graduado em Psicologia da Família, Pastor Departamental de Evangelismo, Escola Sabatina e Pequenos Grupos da Associação Amazonas Roraima _AAmaR - Igreja Adventista do 7º Dia.

** Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Docencia do Ensino Superior e Neuropsicologia professora da Escola Adventista de Boa Vista 

QUEBRANDO O SILÊNCIO 2020 - AMOR QUE MATA
PRINCÍPIOS JURÍDICOS DA UNIÃO ESTÁVEL
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sexta, 18 Setembro 2020