PROJETO CARTAS VIVAS - Homenagem aos profissionais da saúde

capaartigo
*Dolane Patrícia **André Rodrigo
Dentre todos os profissionais que merecem a nossa homenagem, os profissionais de saúde faz jus a nossa atenção e agradecimento.
Foi pensando nisso que a Escola Adventista de Boa Vista criou o Projeto Cartas Vivas, cujo nome foi escolhido a partir do seguinte versículo bíblico:
"Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens," (2Co 3:2 ARA).
Trata-se de um projeto onde alunos escrevem cartas de agradecimentos aos profissionais da saúde em razão de todo seu empenho nesse momento tão delicado da história da humanidade.
O projeto nasceu no coração dos alunos da Escola Adventista de Boa Vista visando reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde que não cessaram suas atividades neste período de enfrentamento da pandemia (Coronavirus/COVID-19) que atuam no Hospital Geral de Roraima (HGR).
Sabendo-se que a cada dia 12 de maio comemora-se o Dia do Profissional de Saúde, a Escola Adventista de Boa Visa desenvolveu o Projeto Cartas Vivas onde serão enviadas cartas a esses profissionais de saúde escritas pelos próprios alunos.
O Projeto Cartas Vivas além de exercer nos discentes a espírito de gratidão, concomitantemente desenvolve: o aspecto prático pedagógico da escrita, leitura, interatividade, coordenação psicomotora, etc. Orientações Gerais O projeto será desenvolvido da seguinte maneira: Os alunos que participarão serão os das turmas do Jardim 3 (Educação Infantil) e Primeiro ano (Fundamental 1);
As cartas serão escritas de próprio punho; O tipo de papel que será utilizado será papel A4 da cor de preferência do aluno; Deverão conter no máximo cinco linhas escritas, Pode conter desenhos e pinturas, além da parte escrita.
Após prontas, as cartas serão colocadas em envelopes personalizados com a logomarca da Educação Adventista para então serem entregues aos profissionais. As cartas serão recebidas, dos alunos, pelas professoras regentes.
Desde o mês de maio estão ocorrendo os preparativos para que esse projeto se torne um momento inesquecível na vida das crianças e dos profissionais da saúde.
Assim, dia 04/05 aconteceu o lançamento do Projeto, dia 23/06 Desenvolvimento das Cartas, dia 24/06 é o momento da entrega das Cartas na Escola e finalmente dia 25/06 Entrega das Cartas no HGR.
Quando uma homenagem ou uma mensagem de agradecimento é feita por uma criança, ela se torna ainda mais especial e significante, afinal, "a sinceridade de uma criança não se limita apenas às palavras. Embora seja verdade que as crianças dizem a verdade tão naturalmente que muitas vezes acaba sendo engraçado, a sinceridade das crianças também se expressa em suas ações."
Por outro lado, os profissionais de saúde merecem todo nosso agradecimento, toda nossa gratidão. E a Escola Adventista de Boa Vista encontrou nessas cartas, uma forma de expressar o seu agradecimento por todo esforço, toda dedicação e renúncia que fazem a cada dia. Muitos desses profissionais ficaram distantes da família, sem ver os filhos e sem ver os cônjuges, a todos vocês a nossa imensa gratidão.
A propósito, quando falamos em profissionais da saúde, não estamos falando apenas dos médicos, mas de todos os profissionais da área que estão na linha de frente da batalha do novo Coronavírus. Fisioterapeutas, equipe da limpeza, enfermeiros, técnicos de enfermagem e todos os demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente nessa luta diária para salvação de vidas.
A propósito, é importante ressaltar a pureza da resposta das crianças e a sua singeleza ao desenhar cada flor e escrever cada linha tentando demonstrar um pouco de sua gratidão. É um gesto dantesco, sublime e inesquecível, afinal :
"Se sinceridade fosse uma pessoa seria uma criança".



**André Rodrigo é graduado em Teologia pela FADBA (Faculdade Adventista de Boa Vista) Pós graduado em Gestão Educacional. Diretor da Escola Adventista de Boa Vista. 

Viaje, mas com segurança!
Voare esperança aérea
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sábado, 11 Julho 2020