O COACHING NA ADVOCACIA

artigo

*Dolane Patrícia**Aline Sanz

Ao longo dos anos o mercado de trabalho vem passando por diversas mudanças, sejam elas tecnológicas, econômicas, sociais, políticas e com a pandemia de saúde pública.

As mudanças no trabalho, a globalização econômica, as novas formas de hierarquias, a flexibilidade de horários, a concorrência acirrada, as novas formas de atrair e reter clientes, novos aplicativos, de manter e incentivar a produtividade, a necessidade de aperfeiçoamento contínuo, as novas jornadas de trabalho, o home office, o surgimento de outras profissões são apenas algumas dessas mudanças que exigem que os profissionais das diversas áreas aprendam a se adaptar e reagir a essas transformações.

Estamos todos suscetíveis a essas transformações e precisamos estar atentos em como ser proativos diante desses novos formatos, que sofrem mudanças contínuas e cada vez mais rápidas.

Dessa forma, os profissionais das diversas áreas precisam criar estratégias para manter a saúde mental, física e emocional, para garantir um melhor desempenho e alta performance na profissão, de forma que isso não afete o seu desenvolvimento pessoal.

Segundo a Revista Brasileira de Medicina no trabalho, em um artigo sobre estresse ocupacional no site http://www.rbmt.org.br/, afirma que "No Brasil, assim como em outros polos industriais, a busca pela adaptação a esse novo panorama tem gerado impacto representativo na saúde dos trabalhadores. Nesse contexto, o estresse ocupacional pode ser entendido como um conjunto de perturbações psicológicas ou sofrimento psíquico associado às experiências de trabalho. Em razão dessas repercussões negativas sobre o indivíduo, surgiram propostas que visam a adequar o trabalho e a estrutura das organizações às necessidades dos trabalhadores, buscando a satisfação destes e a melhoria de seu desempenho profissional".

Uma das profissões afetadas por todas essas mudanças é a de advogado, além da necessidade do enfrentamento dessas transformações o advogado lida com o problema dos seus clientes, com a pressão de prazos, viagens e reuniões, com a obrigação de acompanhar os processos, com a virtualização processual, com organização e liderança de equipes de trabalho, com contas a pagar e receber, com a pressão das audiências, sustentações orais, em ter uma boa comunicação ao despachar com os magistrados, desembargadores e ministros. Também lida com a preocupação de captar novos clientes, utilizar o marketing digital, construir networking, ter uma postura de segurança e boa imagem profissional, dentre outras pressões do dia a dia.

Esses tipos de exigências profissionais aliadas a todas as mudanças globais da última década desencadeiam uma série problemas emocionais que afetam não só a carreira, como também a vida pessoal.

A metodologia do Coaching surge com uma opção para os advogados que querem organizar melhor sua vida profissional e pessoal, atingir metas e objetivos, aumentar a performance e desempenho, passar por um processo de autoconhecimento para desenvolver mais inteligência emocional e criar um estilo de vida funcional nos diversos pilares da vida.

O Coaching (metodologia) é um processo de condução cognitivo e emocional, em que o Coach (profissional) leva o Coachee (cliente) a identificar o estado atual, sua realidade e resultados, descobrir seu estado desejado, metas, objetivos e sonhos, para criar um plano de ação que auxilie toda a jornada do ponto inicial ao ponto desejado.

Essa metodologia utiliza conceitos, ferramentas e técnicas de diversas ciências como a administração, psicologia positiva, neurociência, pedagogia, sociologia, antropologia e física quântica, ou seja, o Coaching é fundamentado em um método científico, com resultados válidos e mensurados em cada sessão.

Esse processo é orientado para ação, focado em resultados específicos, contudo a pessoa que passa pelo processo de coaching terá ganhos expressivos em todas as áreas da vida. E isso é fundamental para todos os profissionais, inclusive os advogados que buscam estratégias para alavancar suas carreiras e superar as expectativas do mercado.

O advogado do século 21, além de todas as competências exigidas pelo mercado, necessita investir em autoconhecimento, inteligência emocional e desenvolvimento da alta performance para viver de forma plena e feliz em todas as áreas da vida.

**Master Coach, Administradora, MBA em Gestão de Pessoas e escritora. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., WhatsApp: (95) 98114-1811 Instagram: @aline_sanz 

O CANAL DA ESPERANÇA
TUTELA DE URGÊNCIA E DA EVIDÊNCIA
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sexta, 30 Outubro 2020