Marketing de Rede x Pirâmide

dolaneouro

Marketing multinível, também conhecido como MMN, trata-se de venda direta ou marketing de rede. É um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem vir da venda de produtos ou do cadastramento de novos vendedores.

Muitas pessoas ainda confundem marketing de rede com pirâmide. O site www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/direito-facil/edicao-semanal/piramide, traz essa informação de forma ainda mais clara ao informar que: "esquema de pirâmide" ou "pirâmide financeira" é um modelo fraudulento de negócios. Necessita de captação constante de outras pessoas para darem dinheiro em troca de lucro. Geralmente tem que pagar alguma coisa para entrar na base do negócio, sob a promessa de receber lucro ou vantagens exponenciais pela captação de novos integrantes.

No começo até da certo, mas chega um ponto, quando as pessoas começam a realizar grandes saques na mesma época, fica difícil manter com juros tão altos o negócio.

Muitos chegam a ter prejuízos e com poucas chances de obter sucesso na justiça para reaver suas perdas, em razão do conhecimento da ilegalidade da operação quando resolveu correr o risco, além da dificuldade de encontrar bens com os verdadeiros responsáveis.

Assim, no esquema de pirâmide os participantes são remunerados pela indicação de outros associados, sem levar em consideração a venda real de um produto.

Então, quando o dinheiro não é o suficiente para cobrir as despesas, o atraso nos pagamentos começa a acontecer repetidamente, até se tornar insustentável e gerar perdas para quem investiu.

O site menciona ainda a Lei 1.521/51, que dispõe sobre crimes contra a economia popular. Em seu artigo 2ª, inciso IX, a norma prevê o chamado crime de "pirâmide" ou "esquema de pirâmide", que consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas. A pena prevista é de seis meses a dois anos de detenção e multa.

O promotor Paulo Roberto Binicheski ressalta que esta atividade costuma estar associada a outros crimes, como lavagem de dinheiro, além de responsabilizar quem integra a organização. "Quem participa do esquema de pirâmide é tão criminoso quanto os que estão no topo. Eu gosto de usar a expressão do Direito Penal "dolo", pois não existe ganho fácil, é necessário trabalhar arduamente para conquistar algo".

Já marketing de rede é um modelo comercial americano, legal. Traz a ideia de distribuir bens ou serviços, no qual o lucro vem da venda de produtos e do cadastramento de vendedores.

Muitos não acreditam na magia do Marketing de rede. Parece história de milagres e fórmulas mágicas. Mas estatísticas e os resultados sinalizam que isso está longe de ser uma falácia, pois tem trazido lucros enormes e de forma legalizada.

Muitas pessoas trabalham tempo integral em empregos que demandam um serviço sem desafios, com funções entediantes e salários nada convidativos. Além disso, geralmente é muito difícil realizar sonhos mais altos com apenas uma única fonte de renda, considerando o preço da energia elétrica e a situação cíclica em que se encontra a economia nacional e estadual.

A proposta do marketing de rede – ou multinível – é oferecer aos parceiros lucro ao invés de salário. Onde a renda é decorrente do esforço.

A propósito, no que tange ao marketing de rede, no que se refere às pessoas que não dão certo no negócio, assim como grande parte dos negócios alternativos ou fora do padrão estipulado, existem profissionais e amadores. Pessoas que não estão preocupadas com o sucesso, querendo apenas ganhar dinheiro fácil.

A principal diferença entre a pirâmide financeira e marketing multinível é que e na primeira não existe a venda de um produto real que sustente o negócio, ou seja, a comercialização de produtos ou serviços tem pouca importância para a sua manutenção.

O Marketing de rede pode ser muito lucrativo, além dos prêmios que não são dados através de sorteio, mas de dedicação e empenho.

Algumas empresas optam por não investir em publicidade para aumentar as vendas dos seus produtos, e sim, premiam pessoas que estão dispostas a usarem, venderem e compartilhar seus produtos, com isso economiza e obtém mais lucro. E se esse lucro for distribuído para o dono do negócio e seus consultores?

Trabalhar com o marketing multinível é exatamente isso. Hoje é propício para muitos ter um negócio extra para aumentar a renda, sem deixar de realizar seu trabalho tradicional.

Mas nessa forma de renda só é possível obter lucro se fizer de forma correta, profissional e legítima.

O marketing multinível tem também um papel importante ao fomentar o empreendedorismo, isso porque muitas pessoas têm o sonho de abrir seu próprio negócio, mas o custo inicial é sempre muito alto. Mas no Marketing de rede isso é possível e pode proporcionar liberdade financeira a partir do momento que a pessoa está disposta a pagar o preço: O esforço, o trabalho, a dedicação...

Muitas pessoas não começam seu próprio negócio por medo e se esquecem de que: "A caverna que você tem medo de entrar, guarda o tesouro que procura. (Joseph Campbell)."

A importância do vereador
Estupro intelectual
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sábado, 11 Julho 2020