A importância do vereador

Design-sem-nome

 O vereador tem a função de legislar, fiscalizar, sugerir e representar. Eles aprovam ou rejeitam projetos de lei; elaboram decretos legislativos, resoluções, indicações, pareceres, requerimentos. Participam de comissões permanentes. Mas não é só isso, eles também têm a função de fiscalizar o Poder Executivo Municipal.


Se a sociedade não sabe para que serve um vereador, como cobrará dele que elabore projetos ou exerça a função de fiscalizar? Inclusive, além de apresentar projetos de Lei, eles também têm a competência de alertar ao Executivo sobre determinada necessidade da população, estimulando as providências que o caso requer. Ademais, os vereadores são uma espécie de porta voz da população, com a função de realizar seminários, debates e audiências públicas para conscientização e busca de providências, chamando a atenção de toda a sociedade na busca de soluções cabíveis.

Wagner Feitosa é vereador e é autor de vários projetos de lei que foram aprovados na Câmara Municipal e se destacam dentre os demais pela sua abrangência. Podemos citar a Lei que instituiu no calendário municipal o projeto VIDAS POR VIDAS, para incentivar as pessoas a doarem sangue no período da páscoa, onde em decorrência do feriado prolongado tem tantos acidentes e a necessidade de bolsas de sangue é maior.

Projetos assim beneficiam toda a sociedade! Além disso, o projeto Vidas por Vidas é fantástico, porque o Hemocentro de Boa Vista precisa de sangue, e sangue é vida, então salvar vidas realmente é prioridade e o vereador Wagner Feitosa enxergou isso e passou a dar todo apoio ao projeto, além de incluir no calendário de eventos do município o "vida por vidas", o dia 14 de abril.

Segundo o site adventistas.org, esse projeto foi criado com o objetivo de conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros, atingir e envolver a mobilização e a participação de voluntários para a doação de sangue e hemoderivados.

Este teria sido apenas mais um movimento de compromisso social, no entanto o Projeto atraiu a atenção do vereador que, vendo a importância do projeto, passou a apoiar e dar aos adventistas do 7º Dia condições de alcançar um maior número de doadores, contribuindo de várias maneiras para a evolução do projeto em Boa Vista, inclusive com ações sociais, ao mesmo tempo em que as doações são realizadas.

O vereador ainda tem o Projeto Maná, que visa ajudar as populações mais carentes do Município. O projeto chama a atenção porque colabora com redução dos índices de pobreza e fome.

Mas, após criar o projeto Vidas por Vidas, o vereador viu que a Igreja Adventista possuía outros programa e projetos que mereciam atenção e resolveu apoiar outro programa colossal dessa instituição religiosa: O Clube de Desbravadores! Então ele incluiu o dia do Desbravador no calendário de eventos do município a ser comemorado no terceiro sábado de setembro.

Com isso conseguiu uma forma de chamar a atenção da sociedade para esse clube que tem salvo a vida de tantos adolescentes e ao mesmo tempo está dando apoio para que consiga captar maior número de membros e dar maior notoriedade a esse trabalho.

O Clube de Desbravadores é na verdade um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos de diferentes classes sociais, cor, religião. Um Clube com tamanha utilidade para a sociedade merecia realmente a atenção especial de uma autoridade local.

Não achando que já era suficiente, o vereador inclui no calendário de eventos do Município de Boa Vista o dia do "Quebrando o Silêncio", a ser comemorado na terceira semana de agosto. Este já é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do 7º Dia.

A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. O tema de 2019 é abuso sexual infantil.

Esse projeto é desenvolvido pelo "Mulher Mais", outro projeto que também chamou atenção do vereador, que passou a apoiar os programas sociais também voltados para as mulheres que se destacam em seu lar, em sua profissão e em sua jornada como mãe, o maior de todos os desafios.

Assim sendo, foi incluído no calendário de eventos do Município de Boa Vista o "Mulher Mais", com objetivo de conhecimento das atividades desenvolvidas pelas mulheres adventistas dentro da comunidade e na Igreja, sendo assim comemorado na 3ª semana de outubro.

Existem vários outros projetos de alguém que teve a visão da importância dos projetos da igreja Adventista do 7º Dia.

O vereador Wagner Feitosa decidiu apoiar os projetos da Igreja Adventista porque sangue é vida, porque as mulheres são importantes, os adolescentes merecem todo apoio e porque sabe a importância da conscientização e prevenção da violência contra mulheres, crianças e idosos, principal motivo da existência da Campanha Quebrando o Silêncio! Então só há uma coisa mais a ser dita: Muito obrigada!
Semana do Natal
Marketing de Rede x Pirâmide
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quarta, 26 Fevereiro 2020