LÁZARO BARBOSA E A BY MONEY O que esses dois casos tem em comum?

lazarodolane

O caso Lázaro Barbosa foi o assunto mais comentado dos últimos dias e atravessou fronteiras. Com a repercussão internacional, o caso se tornou objeto da atenção das autoridades em todo País. Nascido na cidade de Barra dos Mendes, na Bahia, onde registrou a primeira passagem policial, aos 20 anos de idade, por assassinato.

Em Roraima,a empresa de investimentos By Boney foi alvo da Operação Loki, da Polícia Federal. Investigada pelo suposto crime de pirâmide financeira que movimentou mais de 150 de milhões, cerca de 11 mil pessoas fizeram investimento, venderam tudo que tinha, fizeram empréstimos e a empresa fechou sem dar maiores explicações.
Com sede em Roraima, a By Money, com seus juros de até 20% ao mês atraiu investidores de todo Brasil. Eram abertos escritórios em várias localidades do País e em outras as operações eram feitas por WhatsApp diretamente na Sede em Roraima. Rio de Janeiro, São Paulo, Rondônia, Florianópolis, Amapá, Belém, Rio Grande do Sul, Belo Horizonte, Manaus, Maranhão, etc. estes são apenas alguns dos locais onde um número colossal de pessoas fizeram investimento. Um dos lugares que havia muitos investidores era Guarulhos. Os investidores perderam tudo!
O que há em comum nos dois casos? Nada!!!! Absolutamente nada!
Ao contrário do que aconteceu com Lázaro que roubou os holofotes do País, roubando a cena do atual cenário pandêmico protagonizado pelo Coronavirus, o caso By Money já está caindo no esquecimento e ninguém foi responsabilizado.
No caso Lázaro Barbosa (era só uma pessoa, mas tinha superpoderes, dentre deles o de desaparecer). Houve uma força-tarefa de 270 policiais que atuou por 20 dias nas cidades de Cocalzinho de Goiás, Girassol e Águas Lindas de Goiás, onde ele foi baleado e morto na manhã do dia 28 de junho de 2021, após terem atirado 125 vezes, sendo necessário 38 tiros para matá-lo.
Já no caso By Money ninguém está sendo encontrado nos processos cíveis, os processos tem sido céleres e bem conduzidos, mas não tem ninguém sendo procurado na esfera criminal, ao menos nada perto de uma força tarefa. A polícia Federal tem se esforçado, mas o que é uma andorinha só?
As buscas por Lázaro foram intensificadas por policiais civis, militares e federais. Foram usadas três aeronaves e cinco cães farejadores na caçada. Segundo o G1, estima-se que o custo de uma hora de voo de um helicóptero seja de R$ 5 mil, de acordo com pilotos consultados pela TV Anhanguera. A força-tarefa dispõe de três aeronaves, para se ter uma ideia. Ou seja, nós pagamos toda a operação.
Lázaro foi encontrado pela polícia em uma mata em Águas Lindas de Goiás. O local fica a cerca de 4km da casa da mãe da ex-companheira que chegou a dizer que ele não fez nada demais. Ali foi o ponto de partida das buscas após uma denúncia, de acordo com a imprensa local.
O caso By Money também partiu de uma denúncia, após um empresário não se conformar com os atrasos do pagamento e ter procurado o jornal Folha de Boa Vista que desempenhou um papel fundamental no caso em questão, considerando que é uma das poucas fontes de informação que os investidores possuem, junto com a Rede Globo local, dado o silencio ensurdecedor da empresa.
É normal pensar: Nossa!!! Mas não pode comparar um crime com o outro, será que não?
Não se morre apenas quando se deixa de respirar, se morre quando a depressão chega ao extremo e não existe mais esperança em um futuro, considerando que pessoas trabalharam a vida inteira para adquirir os valores que foram investidos. Se morre quando não existe mais a capacidade de sonhar e o investidor olha para todos os lados sem um centavo para pagar nem mesmo a conta de luz e diz: E agora?
Jiddu Krishnamurti, no livro Liberte-se do passado (p. 27), traduz com leveza a questão de um tipo de violência: "Violência não é meramente assassinar. Há violência no uso de uma palavra áspera, num gesto de desprezo, na obediência motivada pelo medo".
Há violência quando se tira tudo que uma pessoa levou a vida para construir.
No caso de Lázaro, inicialmente ele fugiu por matas fechadas e cruzou a divisa entre o DF e Goiás. Também teria usado o carro na rodovia BR-070. A polícia encontrou um veículo incendiado na pista no dia 11 de junho. Nesse dia, ele chegou a Cocalzinho de Goiás e entrou no mato usando os córregos da região para não deixar rastros.
Segundo o G1, na semana passada, a polícia prendeu um fazendeiro e um caseiro suspeitos de auxiliarem a fuga de Lázaro dando suporte para ele comer, dormir e descansar. O caseiro recebeu liberdade provisória, mas o fazendeiro segue preso.
Aos 32 anos, Lázaro tinha extensa ficha criminal, fugiu três vezes da prisão e era acusado de diversos crimes desde 2007. Ao todo, ele era suspeito de pelo menos nove crimes: roubo, estupro, sequestro, tentativa de homicídio, homicídio, furto, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de latrocínio e invasão.
As leis no Brasil são brandas para determinados crimes, mas todos destroem vidas. O tempo passa e a impunidade grita aos quatro cantos: "Vai acabar caindo no esquecimento!!!!!! E daí? Quem se importa?"
No caso do Lázaro muitos comemoraram e outros acharam exagero terem matado daquela forma, mas na verdade só os policiais sabem o que passaram naquele lugar durante a operação, nem tudo é divulgado! Pelo menos foi feito alguma coisa, com ou sem excessos, os moradores da região já poderão dormir em paz agora.
Quanto ao caso By Money, é bem oportuna a reflexão trazida pelo site https://www.itatiaia.com.br, sobre uma frase de Ruy Barbosa que muitas vezes já ouvimos e reproduzimos:
"Trata de sua desilusão diante da capacidade humana de trair, roubar, fingir e enganar. É impressionante a atualidade do texto, o que nos dá dois consolos: podemos acreditar que a crise passa e, por extensão, dar mais um pouco de crédito aos que atribuem nossas vicissitudes do momento um rearranjo do planeta, com a raspagem do tacho, a faxina geral a fim de preparar o cenário de dias melhores."

A íntegra do clássico texto de Ruy Barbosa:
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."


AMOR POR BOA VISTA
REVISIONAL DE FGTS. VOCÊ TEM DIREITO?
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quinta, 19 Mai 2022
...

Oi! Clique na foto abaixo para conversar no WhatsApp com a Dra Dolane Patricia ou envie um email para dolanepatriciarr@gmail.com

Fale com a Dra Dolane Patricia
Close and go back to page